(de verdade...)
Muitos dos que me conhecem sabem que gosto de correr de carro. Correr de verdade, na pista, no lugar correto. E gosto de corridas de autódromo, nunca fui muito fã de arrancada. Porém, de alguns anos pra cá, acabei entrando pro mundo de LandSpeed Racing, algo extremamente perigoso de ser feito, e que só é feito por aqueles que realmente gostam de correr, de superar limites, de quebrar recordes, de ir o mais rápido possível dentro de um carro (ou motor).
Todo ano vou para a Bonneville SpeedWeek, um evento que ocorre no deserto de sal de Bonneville, no estado americano de Utah. Quer saber mais sobre esse evento e o que ele significa na vida das pessoas? Vai na locadora mais próxima e peça por um filme chamado "Desafiando os Limites", com Anthony Hopkins (tem o video completo no YouTube se preferir). Comecei a ir pra lá a convite de uns amigos que já correm lá há vários anos, e possuem diversos recorde em diversas categorias da competição. Esse ano, fiz um novo amigo lá, chamado Brian Gillespie. Ele é um dos donos de uma empresa chamada Hasport, muito conhecida no ramo de preparação automotiva (especialmente dentro dos "imports", como são chamados os veículos de origem japonesa nos EUA), e ele possuía um Honda Insight modificado para corridas de LandSpeed. Algumas semanas atrás, Brian sofre um acidente, que foi considerando um dos mais brutais acidentes em toda a historia de LandSpeed nos EUA. Pela brutalidade do acidente, qualquer um acha que ele morreu e, na verdade, ele teve ferimentos quase superficiais e após 10 dias no hospital, teve alta e foi pra casa. O medico disse pra ele ficar 30 dias afastado das corridas e, segundo ele, é o máximo de tempo que ele vai ficar afastado mesmo.
Vejam o video, e aviso: se você não estão acostumado a ver vídeos de acidentes, isso pode ser um pouco aterrorizante....
O carro estava a 300km/h quando começou a capotar.
O Brian é amigo meu, já conversei com ele por telefone, e ele está muito bem. O acidente repercutiu tanto que ele já foi entrevistado pela ABC e será entrevistado pela CNN. Nos EUA, automobilismo, corridas motorizadas em geral, são levadas muito a sério.....e falar tudo isso sobre o Brian e o acidente era só pra ilustrar o assunto sobre o qual eu realmente quero falar.
Automobilismo no Brasil é PIADA. E de muito mal gosto. Ainda hoje, com a tecnologia de segurança avançada como está, ainda vemos pilotos brasileiro morrerem em corridas de arrancada PROFISSIONAIS Landspeed Racing é uma corrida amadora, sem nenhuma ligação com qualquer entidade do automobilismo profissional), em velocidades bem mais baixas, simplesmente porque quiseram economizar em algum quesito de segurança ou simplesmente porque ignoraram o fato de que segurança deve vir em primeiro lugar. Tivemos um jovem piloto da Stock Car que morreu num acidente durante uma corrida pois a gaiola de proteção do carro estava feita de forma incorreta. Sei de casos de pilotos que levaram seus carros pra arrancada e achavam que iam passar pela inspeção técnica com uma gaiola de proteção feitas de tubos de PVC preenchidas com cimento e pintados de cinza.
PIADA. E enquanto continuar sendo tratado como PIADA tanto pelos governantes, quanto pelos dirigentes do esporte (afinal de contas as entidades estão mais para cabides de emprego e plano de aposentadoria do que qualquer outra coisa), isso não vai mudar. Pilotos se unirem pra fazer algo? Se unem sim, como se uniram no caso do piloto da Stock Car.......mas já fazem ANOS e nunca mais se ouviu falar sobre isso. A F-1 teve um salto gigantesco no que se refere a segurança de carros e pilotos depois das mortes de 94 (sem entrar em detalhes pra não desvirtuar muito, lembrem-se que não foi só o Senna que morreu naquela mesma pista, naquele mesmo final de semana, nesse mesmo ano), e hoje vemos acidentes cabulosos em corridas de F-1 onde os pilotos não sofrem um único arranhão. Isso contribuiu pra deixar as corridas mais chatas? SIM. Mas era necessário essa evolução enorme para então desenvolver um outro tipo de carro que proporcionasse mais emoção, onde o quesito "capacidade do piloto" realmente fizesse diferença.
E, infelizmente, não é só o automobilismo no Brasil que sofre, que é uma piada. Qualquer esporte que não seja futebol é uma piada no Brasil. Vôlei, basquete, handball, ginastica olímpica, natação, judo, boxe, hipismo, pólo, tênis....escolha um, treine, pratique, tente viver desse esporte aqui no Brasil. E quando estiver morrendo de fome, me avise. Alias, isso me lembrou do dia que vi um membro da Seleção Brasileira para-olímpica de basquete, campeã das Para-Olimpíadas, vendendo balas Valda num semáforo numa rua de SP, pois era o único jeito dele conseguir um dinheiro pra sobreviver. SOBREVIVER. E o cara era um campeão olímpico, representou o país (e muito bem, afinal era um campeão).....e naquele dia estava praticamente implorando para que as pessoas, que subiam seus vidros de medo, comprassem suas balas por R$2,00.
Tenho um asco tremendo de saber que vivo num país onde o único esporte que se dá importância é o Futebol. O país PARA pra ver futebol. O brasileiro entra em brigas por causa do futebol. O brasileiro deixa seu trabalho por causa do futebol. Faz loucuras pelo futebol.
Triste isso. E não pensem que futebol é um esporte barato: vá em qualquer loja de produtos esportivos e veja quanto custa comprar uma bola, uma chuteira, e todo o equipamento necessário para jogar de forma profissional; veja quanto custa se equipar para fazer um teste. Barato? Nem um pouco. Mas, é o "esporte do povão", como a mídia gosta de falar.
E o povão acredita.
Nos vemos na próxima postagem...
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