Mundos e mundos

sábado, 6 de junho de 2009

Caramba, fiquei uns bons dias sem escrever....coisa à vera pra falar....

Sou um apaixonado por carros (sem fazer propaganda pra Ipiranga, mesmo pq só uso gasolina Podium....), seja qual carro for. Carro de corrida, carro de colecionador, carro de uso diário, carro de mãe, carro tuning, carro que nao tem o cuidado que merecia ter. E comecei cedo nesse mundo, com uma Saveiro CL chumbo.

Esses anos todos, fiz de tudo que fosse ligado a carros: corri, e ainda corro, profissionalmente, já tunei, já coloquei em exposição em evento, já gastei um monte só pra deixar o carro do jeito que eu queria. Hoje, continuo fazendo exatamente a mesma coisa. Mas o intuito desse post é outro.

Em 2004, quando eu tava meio mal psicologicamente, e andava vidrado com a febre de Velozes e Furiosos, conheci o pessoal da Comunidade Tuning. Era um grupo de amantes de carros modificados, ou, se preferirem, tunados. Na epoca tinha um Civic sedan (meu primeiro carro japones, só troco por carro alemao), e comecei a modificar ele: parachoques, rodas, bancos concha, suspensão à ar, carro no estilo "saia e blusa": da maçaneta pra cima era roxo bem escuro, pra baixo era o cinza original do carro. Curtia demais, ia nos eventos, colocava o carro pra expor, curtia com a galera e fiz grandes amizades dentro desse clube.

Clube que, mesmo nao modificando mais meus carros da mesma forma, ainda faço parte: participo do forum, ajudo com as duvidas de outros membros, e quando posso apareço no Autoshow pra prestigiar os amigos.

Mas, em 2004, as coisas eram um pouco diferentes.

Dia 31/05 rolou um evento em Itú, e o pessoal da Comunidade Tuning praticamente organizou e fez acontecer um evento de Pro Solo. Pra quem nao conheçe, Pro-Solo (ou Auto-X), é uma competição realizada dentro de um circuito montado pela organização que visa, em primeiro lugar, a habilidade do piloto em fazer curvas fechadas, slalom e afins, e não se atinge altas velocidades. Pois bem....

Em 2004, se vc falasse que um clube de tuning tinha feito um evento de Pro-Solo, ninguem iria acreditar, iriam te chamar de mentiroso, e ia ficar por isso mesmo. Hoje, a mentalidade das pessoas é outra (ainda bem!), e tudo rola diferente: pessoas que gostam apenas de velocidade participaram, pessoas que gostam apenas de visual estético participaram, pessoas que nem tinham tanta habilidade assim também participaram. Foi um evento fenomenal.

Eu não pude ir, tive corrida no mesmo dia. Mas quem foi, nao se arrependeu.

5 anos atrás, isso seria dificil de acontecer. 5 anos atrás, as pessoas tinham preconceitos bobos e infantis com relação às preferências automobilisticas de cada um......e isso é algo que vem, principalmente, de berço. Canso de escutar comentários de pessoas mais velhas (lá pros 50) que são extremamente preconceituosos, e que valem pra todos os tipos de preferências. Coisa feia....

Mas enfim....parabens pra HPerini e pro pessoal da Comunidade Tuning que quebraram em tabú maior que o antigo muro de Berlim. Não sei se eles tem consciencia do precendente que abriram, mas com certeza é algo muito positivo para todos os amantes de carros e automobilismo em geral. Organizar um evento desses, seja Pro-Solo, Trackday ou Arrancada, requer tempo, dedicação, estudo e paciência (pra aguentar quem participa)....e isso eles tiveram de sobra.

[]'s

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o conteúdo

Os textos postados neste blog expressam unica e exclusivamente a opniao do autor.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP